segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Conferência Solitária I - Studium Generale

Esta conferência dedica-se a registar o meu objectivo e plano de estudo na condição de autodidacta, enquanto não ingresso na universidade (e quiçá mesmo depois dela).
Chamo-lhe Studium Generale, o nome dado às universidades medievais, na convicção de que este método e plano é pouco qualificado/preparado, de acordo com o que diria o sistema, o ensino oficial. É, pois, algo primitivo, medieval ; na escolha dos temas e áreas, principalmente.
Mas que importa isso ? Alguém, para além de mim, se interessa ? Alguém iria ler estas palavras, para examinar esta conferência, para a qualificar, categorizar, no seu núcleo de interesses ? Faço tudo isto para mim, no doloroso prazer da solidão, da satisfação de que posso mandar às malvas quem eu quiser e quando quiser. O Studium Generale é uma das gratificações que tenho em realizar que estou só.
Eis pois as matérias que o compõem :

- Latim
- Alemão
- Problemas de Xadrez
- Música (Guitarra Clássica)
- Desenho
- Programa "Grandes Livros" ( do Cânone Ocidental )

No que diz respeito a avaliação/examinação, há formas de aferir a progressão na aquisição dos conteúdos. Há livros para isso, com provas e as respectivas soluções ; creio que há exames online ; há escolas onde me matricular ; e finalmente - no que toca à Música e ao Desenho, intuitivamente e por ouvido saberei se a coisa está ou não bem feita.

(continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário